quarta-feira, 21 de novembro de 2007

S. Martín de Oscos!

...Apanhei o carro do Racking na estação de serviço de Viana do Castelo… estava apetrechado de alguns exemplares de música popular portuguesa… por isso, rumamos até S. Martin de Oscos ouvindo a cabritinha, o apita o comboio e as restantes colecções que os Xusses tinham previamente seleccionado com muito carinho. Português que é Português tem que ter em sua posse uma música pimba para demonstrar, neste caso, aos nuestros hermanos a exuberante qualidade da mesma! Além de que, assim não havia a possibilidade de adormecer… pois aquela música aviva qualquer alma moribunda!
Os três primeiros quilómetros da viagem corriam bem… até que nos enganamos e fomos dar uma voltinha a umas vilas vianenses… pensámos: uau, se nos enganámos em terras lusitanas o que fará após passar a fronteira, sobretudo quando os olhinhos já tiverem mais pequeninos do cansaço!... Mas qual cansaço!? Nós estávamos com a vitalidade toda… até atirávamos energia pela janela.
Quando pusemos o primeiro pé em solo espanhol até o coração (tão quente) se enregelou com o frio que aquelas terras demandam. Mas para nosso encanto… os espanhóis aegeanos que nos aguardavam, riram-se, quando dissemos que estávamos com frio e ainda em Santiago de Compostela. (risos) Pois, mal nós sabíamos que aquilo era calor!
Esta foi a nossa última paragem até chegarmos ao nosso querido e desejado destino… conforme deslizávamos na estrada a paisagem revelava-se… as montanhas cobertas de geada, o cheiro a um Inverno delicioso e o escuro que escondia a beleza real das Astúrias.
Chegados ao pequeno e belo pueblo de S. Martin de Oscos… um dos Xusses teve a delicadeza de deixar o seu cheiro, como forma de marcar o território, atrás de um veículo… no entanto, o líquido libertado devia ter ficado em gelo instantaneamente. (risos) Como os nossos simpáticos e amigos espanhóis estavam sem rede (valha-me Deus ou Jesus Cristo, a rede espanhola é pior que a portuguesa) decidimos iniciar o nosso ritual de disfarce, pondo os conhecidíssimos óculos do racking e os menos conhecidos chapéus de Carnaval. E para acompanhar pusemos a música popular portuguesa a bombar… e demos continuidade ao nosso baile mas com os pés bem assentes no chão, porque até então tínhamos dançado mas com o rabo assente nos bancos do carro!
Dizem vocês: que grandes malucos! … Mas se não fosse esta nossa iniciativa tão vistosa não teríamos sido reconhecidos pelo pessoal da Aegee Oviedo, que já nos aguardava há alguns minutos. No entanto, toda a nossa jovialidade e alegria se desmoronaram quando nos disseram que os restantes estavam a dormir profundamente. Prontos, mas este desânimo apenas durou cinco segundos porque depois já estávamos nós com vontade de encharcar o sangue com álcool e empanturrar o estômago com comidinha de Portugal e Espanha. Desta forma, no albergue demos continuidade à nossa robusta boa disposição… encharcamos… comemos e dançámos o pimba… até que por cansaço decidimos ir dormir um pouco e acordar levemente os que já dormiam há horas com o: Io soy tan tan tan Lesbiana!
No dia seguinte, acordamos cheios de racking e com uma valente dor de cabeça! Porém, abandonamos as dores de cabeça momentaneamente e apresentamos a AEGEE Porto-Invicta com algumas coreografias previamente ensaiadas durante a viagem. Os espanhóis ficaram boquiabertos com a nossa grande aptidão para o baile…boa disposição… dinamismo! Estupendo! Depois começamos a trabalhar, trabalhar e trabalhar… até ao momento de algumas dinâmicas que nós, portugueses, levamos para dar ânimo à estadia!
…até que chegou o momento do nosso aprazível circuito pelas montanhas! Numa das nossas paragens conhecemos um Ferreiro que ainda faz alguns artefactos com a ajuda da força da água e do moinho, blá, blá, (esta parte não percebi porque o homem era austríaco e falava espanhol.) (risos) Um dos Xusses lembrou-se que tinha força suficiente para fazer um prego! … Martelou e martelou mas o raio do prego ficou torto… e então teve que fazer outro para desespero dos restantes… pois lá tínhamos nós que lhe soprar um pouco de Força, Força, Força… mas o que nos apetecia era aquecer os pés na fogueira!
Após isto fomos até um bar, café, tasca (não sei como denominar o sítio) beber uma cidra e um vinho quente! O vinho para além de nos aquecer teve outro efeito, pois nos minutos seguintes decidimos fazer uma rixa musical com os espanhóis com o intuito de perceber quem cantava e encantava melhor. Os vencedores: os imbatíveis! Mas eles ganharam-nos, posteriormente, no restaurante a beber o vinho tinto! São coisa que acontecem… pois nós estamos habituados à receita!
Após o jantar começou a grande festarola no albergue… com o pessoal já bastante quente com o álcool… e com a música portuguesa. Indubitavelmente, que tivemos que repetir as nossas belas coreografias… não fossemos nós os profissionais de baile. Esta noite acabou com os Xusses todos arruinados…adormeci com a roupinha do dia, que por acaso, também já era do dia anterior (degredo) … dormi sossegada e implacavelmente pois nem ouvi a barafunda que a Xuss estava a fazer com o martelo do S. João! Call on me… call me!
Na manhã seguinte… mais umas horas de trabalho… em que tive que organizar uma visita ao Mosteiro da Batalha e, mais tarde, fazer de guia de um bando de inquietos e impacientes turistas. (risos)
Após o jantar, arrumamos os nossos sacos, demos aquele abracinho especial… e partimos rumo a Portugal…
...hoje sei falar portonhol!